Vou escrever um pouco sobre o PSoC® (Programmable System-on-Chip), uma família de microcontroladores pouco difundido no Brasil, fabricados pela Cypress Semiconductor.
Basicamente, a principal diferença com outros tipos de microcontroladores é no fato de que além da programação, também é necessário fazer a organização interna dos blocos que serão utilizados no projetos.
O microcontrolador, inicialmente é uma matriz de blocos analógicos e digitais vazios, com barramentos de entrada e saída. Ao lado, podemos ver um exemplo.
Esta flexibilidade é muito interessante, pois com um mesmo modelo microcontrolador pode-se fazer projetos bastante distintos, pois não há um número fixo de periféricos. Outra característica importante é a presença de entradas, saídas e blocos analógicos. Sua programação pode ser feita em C ou Assembly.
Além dos blocos de hardware, possui também blocos de software, como por exemplo, o bloco do display LCD, esse bloco, ao ser compilado executa todas as rotinas de inicialização e controle do display, deixando para o programador apenas programar as rotinas específicas do projeto, usando API (Application Programming Interface) simples.
Como exemplos de periféricos, temos: Amplificadores, Conversor A/D, Conversores D/A, Comunicacao Analogica (DTMF Dialer), Contador de 8 bits, Protocolos de Comunicação Digital (Gerador CRC de 16 bits, Modulo I2C,Transmissor e Receptor Optico Infravermelho, Transmissor e Receptor Serial, UART), Filtros, Bloco Analogico do tipo Switched Capacitor, PWM, MUXs, Sensor de Temperatura Interno, Timers e Miscelânea Digital (Buffer Digital, Inversor Digital, E2PROM, LCD padrao Hitachi HD44780, cartão SD).
São divididos em 3 famílias, que diferem na CPU, são elas:
PSoC1 - CPU M8C
PSoC3 - CPU 8051
PSoC5 - CPU ARM Cortex M3
Abaixo, alguns links com material sobre PSoC:
Nenhum comentário:
Postar um comentário